Alocar ou contratar: confira os prós e contras de ambas as modalidades

12/05/2022 •



Essa é uma dúvida comum entre gestores, diretores e empresários: o que é mais vantajoso para a empresa, “alocar” ou “contratar” profissionais?

E aí, você também tem essa dúvida? Ambas as modalidades de contratação têm seus prós e contras. Por isso, preparamos este artigo para que você entenda melhor os dois modelos de contratação de mão de obra. Vamos lá?

Alocar ou contratar? Conheça as vantagens e desvantagens

Com a chegada de novos negócios ou abertura de novos projetos, muitas empresas precisam contar com uma equipe maior. Mas, às vezes, há uma grande dúvida em terceirizar os serviços ou contratar pessoas internamente.

Se você quer saber qual dessas duas opções melhor se encaixa com a realidade da sua companhia, confira logo abaixo algumas vantagens e desvantagens.

Contratar internamente: prós e contras

1 – Maior vínculo com as tarefas da companhia

Geralmente, os profissionais contratados diretamente pela empresa criam de imediato um vínculo com o negócio. A longo prazo esse fator pode ser um benefício, pois os colaboradores engajam mais durante a rotina de trabalho.

2 – Maior controle

Ao contratar um funcionário por meio do seu RH, pode ocorrer um controle avançado de todos os processos relacionados ao candidato e futuro colaborador. Assim, o gestor consegue realinhar as tarefas conforme o acompanhamento periódico.

3 – Menor flexibilidade

Um dos contras desse modelo é que não há tanta flexibilidade, pois existe um padrão a ser seguido e algumas burocracias durante o processo de contratação e demissão do colaborador. Assim, gerando um engessamento nos procedimentos.

4 – Maior custo

Os custos de contratar são mais elevados do que na terceirização, pois todos os tributos e treinamentos são de responsabilidade da empresa contratante. Dessa forma, aumentando os gastos administrativos.

Alocar profissionais: prós e contras

1 – Redução de custos

Há diversos custos relacionados à escolha, contratação e demissão de funcionários. Além disso, existem outros gastos, por exemplo, benefícios, treinamentos, impostos, etc. Mas ao terceirizar a mão de obra, a empresa diminui esses gastos, que ficam sob responsabilidade da fornecedora. Ou seja, a contratante terá um custo fixo mensal, conforme o contrato firmado.

Aliás, a companhia não precisa lidar com gastos que envolvem a manutenção de um contratado em períodos de baixa demanda. Sem falar na otimização de tempo, pois os gestores do negócio conseguem manter o foco no core business e nas rotinas estratégicas, enquanto a fornecedora de mão de obra qualificada agiliza os processos de contratação e demissão. Tudo isso, melhora a competitividade do negócio no mercado e otimiza a capacidade de gerar mais oportunidades de venda.

2 – Maior flexibilidade

O outsourcing traz uma grande flexibilidade às companhias, já que é possível aumentar ou diminuir a equipe com mais agilidade. Essa ação, certamente, possibilita a continuidade na entrega de trabalhos e resultados, sem grandes mudanças na rotina interna.

3 – Maiores chances de equipes com pouco engajamento

Quando a companhia terceiriza profissionais pode ter que lidar com o baixo engajamento. Mas, claro que, esse tipo de problema pode ser resolvido com ações de integração e planejamento. Lembre-se que, o comprometimento do funcionário varia, na maior parte das vezes, de acordo com as ações da empresa.

4 – Menor controle de atividades

Ao alocar profissionais, pode ocorrer um menor controle das atividades realizadas pela equipe terceirizada. Para evitar esse tipo de situação, é importante que a fornecedora mantenha o acompanhamento do alocado em conjunto com a contratante, a fim de evitar o baixo resultado do colaborador.

Terceirizar serviços

Se a indústria em que você trabalha pretende optar pela terceirização de profissionais, conte com a Deproi, empresa de Engenharia Industrial. Especialista em alocar profissionais e em projetos de engenharia, atua no mercado há 10 anos. Então…

  • Aumente ou diminua seu time, conforme os projetos em andamento;
  • Minimize as burocracias administrativas;
  • Melhore o índice de turnover;
  • E, tenha um ótimo retorno sobre o investimento ao terceirizar serviços.

Saiba como funciona o processo de alocação e conheça todos os pontos positivos do outsourcing, fale com a nossa equipe.