23/05/2022 •
Se você está à procura de uma oportunidade de trabalho, veja alguns erros frequentes para evitar em sua entrevista. Aliás, a maioria deles pode ser facilmente evitado, basta que o candidato se prepare para a conversa com o recrutador.
A seguir, confira algumas dicas e faça com que suas entrevistas sejam sinônimo de sucesso.
7 erros comuns em uma entrevista de emprego
1 – Falar mal dos empregos anteriores. Um erro clássico.
Evite falar mal das suas antigas experiências. Se você faz isso em relação aos empregos antecedentes, por que não faria com o atual?
Caso as outras experiências tenham ficado abaixo da sua expectativa, busque tirar lições de cada caso. Dessa maneira, é possível crescer profissionalmente. Pense em possíveis soluções e melhorias para impedir os mesmos equívocos ou erros em outras ocasiões.
2 – Falta de clareza sobre a sua própria jornada profissional
Essa dica tem relação com autoconhecimento. Sempre que necessário, tire um tempo para pensar na sua trajetória profissional:
- Estou feliz com o que construí até aqui?
- Em quais pontos posso melhorar como profissional?
- Quais os meus principais erros e acertos até hoje?
- E assim por diante.
Antes da entrevista, pense na sua jornada até ali. Saiba a ordem cronológica dos seus antigos empregos e mostre que está pronto para uma nova oportunidade. Essa clareza e linha de raciocínio podem ajudar a manter a tranquilidade durante a entrevista.
É importante que você tenha consciência de como foram seus passos profissionais, o que quer no presente e as metas para o futuro.
3 – Esquecer que a oportunidade é uma via de mão dupla. Um dos erros mais frequentes na entrevista!
Certamente, você pode estar empolgado com a vaga, mas não esqueça que a empresa também precisa ficar empolgada com seu currículo e entrevista. Por isso, responda as perguntas mostrando da melhor forma seus conhecimentos e experiências. Procure responder de forma direta, mas completa.
Além disso, também faça perguntas interessantes sobre a companhia e entenda as expectativas da empresa referente ao seu trabalho.
4 – Responder com informações vagas
Dando continuidade em relação às respostas durante a entrevista. Ao ser questionado, sempre busque respostas claras e que tenham fundamento. Ou seja, seja específico a cada questão feita pelo RH.
Permita que o entrevistador veja que você é a pessoa certa para a vaga. Mostre seus pontos fortes, incluindo as soft e hard skills, assim como experiências.
5 – Mostrar-se desinteressado
Existem várias formas de mostrar desinteresse pela vaga. Por exemplo: ao chegar atrasado, atender um telefonema no meio da entrevista, não saber nada sobre a empresa, etc.
No caso de atraso, parece óbvio, mas há pessoas que se atrasam por não pesquisarem com atenção o trajeto. Por exemplo: não consideram que o ônibus pode atrasar ou que o trânsito pode estar parado em algumas ruas. Então, para evitar esses tipos de imprevistos, calcule o tempo e saia com antecedência de casa.
É claro que em muitas situações existe tolerância, desde que o candidato justifique o que houve e peça desculpa.
6 – Não buscar informações sobre a empresa antes da entrevista
Infelizmente, esse é um erro muito comum. Se o candidato quer aquela oportunidade, no mínimo ele precisa entender o que a empresa faz e onde atua. Certo? Afinal, quem vai para um diálogo com o recrutador sem entender, pelo menos, um pouco sobre a companhia?
Sendo assim, acesse o portal da empresa, as redes sociais e procure notícias. Caso o RH pergunte: “Por que você quer entrar nessa empresa?”, com certeza, a resposta estará na ponta da língua.
7 – Não ter uma pretensão salarial definida
Se você não sabe exatamente qual a sua pretensão salarial, busque entender o mercado.
Atualmente, há vários sites que divulgam a média salarial por cargo. Então, veja essas informações para ter uma base. Se necessário, apresente o raciocínio que utilizou para chegar naquele valor.
E aí, já tinha pensado sobre esses erros comuns que acontecem em entrevistas de emprego? Acrescentaria algo que não deveria ser feito durante a conversa com o recrutador? Conta pra gente nos comentários.
Lembrando que, a Deproi Engenharia Industrial, está com várias vagas abertas em diversas regiões do Brasil, confere lá.
CATEGORIAS
ÚLTIMOS POSTS
TAG's
Warning: Use of undefined constant default_topic_count_text - assumed 'default_topic_count_text' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/deproico/public_html/wp-content/themes/deproi_2020/sidebar-blog-single.php on line 99
alocação
alocação de profissionais
deproi
engenharia
engenharia elétrica
engenharia mecânica
engenheiro
inteligência artificial
manpower
NR-10
terceirização
terceirização de profissionais
vagas