ISO 9001: Verificação do projeto X Validação do projeto

15/08/2022 •



Os profissionais costumam ter algumas dúvidas sobre os requisitos de projeto da ISO 9001. Uma das questões mais recorrentes é a diferença entre Verificação e Validação do projeto. Sabendo disso, elaboramos este artigo, apontando o objetivo de cada etapa e a distinção entre elas.

ISO 9001: Entenda a diferença entre Verificação e Validação do projeto

Ambas as fases são essenciais para a elaboração do produto, pois têm diversas funções. A Verificação é uma atividade teórica, feita para garantir que nenhum requisito será esquecido durante o projeto. Enquanto a Validação é uma atividade prática, realizada com o objetivo de assegurar que o produto funcionará e estará em conformidade com os requisitos.

Em conjunto, essas etapas garantem que o item projetado está de acordo com as necessidades do consumidor final. Lembrando que, atender as necessidades do cliente é o foco para a ISO 9001. A seguir, veja mais detalhes sobre a Verificação e Validação do projeto.

Verificação

A Verificação assegura que os processos do projeto estão em concordância com o cronograma. Ou seja, nesse estágio, os profissionais analisam se existe a necessidade de mudanças, por meio de inspeções durante o processo de produção do item.

Como já mencionado, essa etapa é teórica. Então, os envolvidos iniciam as especificações do projeto e inserem no documento todos os dados pertinentes para o funcionamento do produto. Em seguida, com os requisitos armazenados, é feita a comparação com os desenhos, instruções de montagem e de teste, e também com os arquivos de projeto eletrônicos. Ao fazer essa comparação, há a garantia de que cada requisito está sendo considerado na elaboração do produto.

Na fase de Verificação, geralmente, é feito o registro em um documento de Declaração de Conformidade. O documento contém a listagem dos requisitos do projeto, e discorre se o trabalho está de acordo ou não com cada requisito.

Validação

A Validação do projeto é o momento em que se cria uma versão do produto. Essa versão precisa ter como base os requisitos que foram planejados e, muitas vezes, modificados conforme solicitação na fase de Verificação.

Essa versão do produto pode servir como um modelo de engenharia para provar a eficácia de um projeto complexo, ou para comparar o item com uma versão antiga, ou ainda por outros motivos técnicos. O produto representativo, feito na etapa de Validação, tem o papel de validar o projeto e testar as funções do produto, garantindo que está funcionando conforme o planejamento.

Claro que, na maior parte das vezes, o produto passará por vários testes periódicos, e só depois de atingir todos os requisitos, estará pronto para a produção efetiva. Em algumas indústrias esta Validação é nomeada Inspeção de Primeiro Artigo (First Article Inspection – FAI) ou Processo de Aprovação de Parte de Produto (Production Part Approval Process – PPAP).

Projetos em ação

A empresa onde você trabalha pretende iniciar projetos de engenharia e precisa de profissionais especialistas no assunto, e que entendam os direcionamentos da ISO 9001? Converse com o nosso time e tire suas dúvidas. A equipe está à disposição para ajudar você e seu negócio.