19/11/2022 •
O manual de instruções tem o intuito de ajudar as pessoas com o uso ou manuseio de algum item ou máquina. Vale ressaltar que, esse documento é obrigatório por lei para alguns produtos.
Além disso, de acordo com o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor, esse guia deve ser escrito com uma linguagem didática e de simples entendimento. A seguir, confira os principais passos para desenvolver esse material.
7 passos para criar um manual de instruções (uso de item ou máquina)
De modo geral, os responsáveis pela escrita do manual de instruções são engenheiros em conjunto com os outros profissionais envolvidos na criação e desenvolvimento do item ou máquina. Afinal, são as pessoas que sabem exatamente o intuito daquele objeto ou equipamento.
Se você compõe o time responsável por criar o manual, mas quer entender melhor o assunto, acompanhe o passo a passo listado abaixo.
1. Definição de perfil do usuário
Entender o perfil do público-alvo do produto é essencial para a criação do documento. Nesse sentido, é necessário considerar os seguintes fatores antes dessa criação:
- Onde o guia será utilizado? Em casa, no carro ou no escritório? Responder a essas perguntas ajuda a determinar o conteúdo e o formato do arquivo.
- Como o guia será utilizado? O guia de instruções será apenas para consulta esporádica ou frequente? Dependendo da utilização, as informações devem ser organizadas de modo diferente.
- Qual o conhecimento do usuário sobre o produto ou máquina? Caso o item seja inovador, é fundamental incluir no manual de instruções as diferenças entre um item comum e esse novo material, além dos principais passos para iniciar o uso.
2. Escrever de maneira clara e simples
A linguagem escrita no documento deve estar alinhada com o perfil do usuário. Por exemplo, se o produto é destinado a um público com perfil técnico, o guia pode conter os termos técnicos relacionados à área. Caso contrário, o manual precisa ser direto e simples.
Portanto, o ideal é que os profissionais responsáveis pelo manual conheçam a fundo o produto e tenham domínio da língua portuguesa.
3. Organizar os tópicos do manual de instruções
Para criar o guia, faz-se necessário estruturá-lo de forma que o usuário consiga encontrar as informações facilmente. Sendo assim, os escritores devem elaborar além da capa, a página de título e o índice que contribuam com o melhor entendimento do manual.
4. Detalhamento das características do produto
O manual de instruções precisa conter uma visão macro do produto. Por exemplo, o que é, para que serve, etc. Mas também é essencial detalhar os elementos que compõem o item, pois isso auxilia no processo de montagem. Outro ponto importante, é construir tutoriais com os passos numerados e incluir figuras que ilustram as etapas de montagem ou uso.
5. Inclusão de glossário
O glossário, geralmente, é inserido nas últimas páginas do guia. É uma parte do manual que apresenta os termos utilizados frequentemente. Essa lista deve ter uma seção própria, a fim de facilitar a busca pelas informações relevantes.
6. Fontes legíveis
O objetivo de um manual de instruções é facilitar o entendimento do usuário. Portanto, na escolha da fonte é fundamental verificar a melhor tipografia e priorizar as fontes mais utilizadas, como Arial ou Calibri.
7. Pensar no layout
Assim como a fonte, o layout também faz diferença no entendimento do guia. Por isso, os profissionais devem pensar em uma diagramação de informações simples. Nesse ponto, é fundamental contar com o apoio de um designer. Esse profissional saberá organizar o conteúdo e deixar a leitura agradável.
Utilidade do manual de instruções
O manual de instruções auxilia o usuário com o uso eficaz do item ou máquina. Certamente, sem esse documento, a experiência do consumidor pode ser prejudicada.
Se você é um dos engenheiros responsáveis pela criação desse tipo de documento e tem alguma dúvida sobre o assunto, compartilhe com a gente.
Aaah! Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho na área de engenharia, não deixe de acessar nosso quadro de vagas. Os recrutadores da Deproi Engenharia Industrial estão em busca de novos talentos.
CATEGORIAS
ÚLTIMOS POSTS
TAG's
Warning: Use of undefined constant default_topic_count_text - assumed 'default_topic_count_text' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/deproico/public_html/wp-content/themes/deproi_2020/sidebar-blog-single.php on line 99
alocação
alocação de profissionais
deproi
engenharia
engenharia elétrica
engenharia mecânica
engenheiro
inteligência artificial
manpower
NR-10
terceirização
terceirização de profissionais
vagas