Projeto de Estruturas Metálicas: características e responsáveis

25/11/2022 •



O projeto de estruturas metálicas pode ser aplicado em indústrias de diferentes segmentos. Mas independente da área da empresa, todos os projetos devem garantir a fabricação ou execução da estrutura mantendo a resistência, segurança e praticidade.

O projeto precisa incluir todas as normas e procedimentos necessários para montar de forma segura e correta a estrutura metálica. Então, com esse documento em mãos, a empresa reduz os riscos de acidentes e problemas com a qualidade da entrega.

A seguir, veja as principais características desse tipo de projeto, quais profissionais podem ficar responsáveis pelo documento, entre outros assuntos relacionados. Vamos lá?

Principais características de um projeto de estruturas metálicas

O projeto de estruturas metálicas é uma documentação que concentra as diretrizes técnicas para a fabricação ou montagem dos materiais. Sendo assim, ajuda a evitar a ocorrência de possíveis problemas e riscos relacionados às estruturas, além de garantir a resistência da obra.

Veja outras características importantes em um projeto desse tipo:

  • O desenvolvimento da documentação precisa passar por profissionais especialistas na área. Além disso, os responsáveis devem ser habilitados e ter experiência na elaboração de projetos de estruturas metálicas;
  • Há a possibilidade de criar e implementar estruturas permanentes ou provisórias. Essa questão muda de acordo com a necessidade e expectativa da indústria.
  • O valor do investimento pode ter uma grande variação, conforme as particularidades das estruturas.

Quem pode assinar um projeto de estruturas metálicas?

A primeira resposta é: depende do tipo e etapa do projeto.

Os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CREA de cada região do Brasil) são as instituições que fazem essa definição. Os órgãos utilizam como base a grade curricular dos cursos de engenharia, tecnológicos e técnicos afins para estabelecer as responsabilidades técnicas que cada profissional pode assumir, conforme a formação.

Vale ressaltar que, os CREAs exigem o registro das empresas e profissionais que ficam responsáveis pelo projeto e execução dos serviços. Desde a parte de cálculo e inspeção até a fabricação e montagem das estruturas.

Saiba quais profissionais que podem ficar responsáveis pelo projeto, conforme cada fase de elaboração:

  • Projetos, cálculos e inspeção: os profissionais que estão habilitados a assinar essas etapas são os engenheiros mecânicos, industriais e civis;
  • Fabricação e montagem: aqui os responsáveis técnicos são os engenheiros mecânicos, industriais e civis, mas os tecnólogos das áreas mecânica e civil também podem inspecionar o serviço.
  • Manutenção: nessa etapa, engenheiros, tecnólogos e técnicos de nível médio das áreas mecânica, industrial e civil podem assinar a documentação.

Obs: é recolhida pelas entidades reguladoras uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para cada projeto, cálculo, inspeção, fabricação, montagem e atividades ligadas às estruturas metálicas.

Em busca de especialistas em projetos de estruturas metálicas?

A Deproi Engenharia Industrial fornece esse tipo de serviço para empresas das mais diversas regiões do Brasil. Tenha à disposição tanto consultorias e projetos industriais, quanto a alocação de profissionais especializados, se necessário.

A Deproi já elaborou projetos de estruturas metálicas para companhias de diversos setores. Por exemplo: indústria de cosméticos, de pigmento, tratamento de água, entre outras.

Se a empresa onde você trabalha pretende contratar as soluções disponibilizadas pela Deproi, entre em contato com o nosso time e tire todas as suas dúvidas.